Programas
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Parceria com a escola de Inglês CCAA
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Aula de MÚSICA
O trabalho com música deve considerar que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
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Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
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Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
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Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
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Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:
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A exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
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A vivência da organização dos sons e silêncio em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;
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A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.
Os conteúdos estarão organizados em dois blocos: “O fazer musical” e “Apreciação musical”, que abarcarão, também, questões referentes à reflexão.
O fazer musical é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação.
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é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios pré-definidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não-determinadas.
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é criar a partir de estruturas fixas e determinadas.
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é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete.
Imitando sons vocais, corporais, ou produzidos por instrumentos musicais, as crianças preparam-se para interpretar quando, então, imitam expressivamente, através da:
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Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;
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Interpretação de músicas e canções diversas;
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Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
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Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (grave ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som);
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Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;
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Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
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Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Apreciação Musical
A apreciação musical refere-se à audição e interação com músicas diversas.
A criança:
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Escuta obras musicais variadas;
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Participa em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
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Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países;
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Reconhece elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma);
Informa-se sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
Aula de BALLET
O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e postura. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:
Melhora da coordenação motora, aumenta a concentração, noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória, aumenta a auto - estima, ajuda a fazer amigos, melhora o equilíbrio e reflexos
O ballet clássico segundo a idade da criança
O ballet clássico se divide em 2 diferentes categorias, segundo a idade da criança: a baby class e ballet infantil.
A baby class está direcionada a crianças de 3 a 6 anos de idade. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. As crianças brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Elas aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Nesta fase, a criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais, e a reconhecer as suas capacidades.
Aula de AIKIDO
O Aikido é uma das mais populares artes marciais no Japão e no mundo que tem como objetivo principal a defesa como imobilização e projeção.
O Aikido e a criança – Para a criança o objetivo maior é a disciplina e o conhecimento do limite de cada uma durante a prática da arte. O Aikido infantil é mais detalhado do que o adulto principalmente na preparação do aluno (a) seja para a ginástica como para se defender. A criança vai aprender a soltar-se e até auxiliar os outros durante os treinos.
A aula – Treino infantil é dividido em partes para que o aluno possa entender o que é, porque estão treinando o aluno.
1. Parte – O aquecimento cada parte do corpo é levada para os lados, para cima, para baixo enfim para ver o limite e preparar o corpo para a aula. As partes do corpo são cabeça, pescoço, braços, cintura e pernas.
2. Parte – O alongamento – É um exercício para as pernas e costas sempre com 2 séries. Visa relaxar o aluno.
3. Parte – O rolamento – Provavelmente é a parte que a criança mais gosta porque ela vai aprender a cair sem machucar-se como dublês de cinema. São quedas para trás e para frente.
4. Parte – A técnica – É o Aikido numa situação onde você precisa defender-se de algum ataque. Nos primeiros meses aplicação é feita no professor e depois quando o aluno pegar o jeito não só de derrubar, mas também de cair, treina-se com os colegas de classe.
Aula de NATAÇÃO
Alguns benefícios da natação para a formação da criança:
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Estimula a perda de peso;
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Aprimora o sistema respiratório;
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Fortalece as articulações;
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Desenvolve os músculos;
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Reduz o risco de diabetes tipo 2;
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Melhora a saúde do coração;
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Promove a circulação;
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Diminui o stress.
Aula de FUTEBOL
Alguns benefícios do Futebol para a formação da criança:
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Melhora a concentração;
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Proporciona gasto calórico;
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Promove a socialização;
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Ajuda aliviar o stress e a ansiedade;
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Melhora o humor e a disposição;
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Ajuda fortalecer os músculos;
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Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea;
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Incentiva o trabalho em equipe.
Berçário I para bebês à partir de 4 meses até 1 ano
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Berçário II para bebês à partir de 1 ano até 2 anos
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Maternal I para crianças de 2 anos até 3 anos de idade
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Maternal II para crianças de 3 anos até 4 anos de idade
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Pré-escolar I para crianças de 4 anos até 5 anos de idade
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Pré-escolar II para crianças de 5 anos até 6 anos de idade
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Apoio Pedagógico / Recreação - De 06 anos até 10 anos de idade
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Berçário / Maternal
As crianças atendidas nesse segmento são as que têm idade que vai de 4 meses até 3 (três) anos.
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, às diferenças individuais. Procuramos criar situações que permitam às crianças de zero a três anos oportunidades para que sejam capazes de:
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Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva anatomia;
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Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
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Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
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Brincar;
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidade e interesses.
Pré I / Pré II
A idade para estes cursos vai de 4 anos até 6 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita.
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas.
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.