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Programas

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Parceria com a escola de Inglês CCAA

 

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Aula de MÚSICA

 

O trabalho com música deve considerar que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

 

O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;

  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;

  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

 

Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:

  • A exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;

  • A vivência da organização dos sons e silêncio em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;

  • A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.

 

Os conteúdos estarão organizados em dois blocos: “O fazer musical” e “Apreciação musical”, que abarcarão, também, questões referentes à reflexão.

O fazer musical é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação, da composição e da interpretação.

 

  • é criar instantaneamente, orientando-se por alguns critérios pré-definidos, mas com grande margem a realizações aleatórias, não-determinadas.

 

  • é criar a partir de estruturas fixas e determinadas.

 

  • é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete.

 

Imitando sons vocais, corporais, ou produzidos por instrumentos musicais, as crianças preparam-se para interpretar quando, então, imitam expressivamente, através da:

  • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos;

  • Interpretação de músicas e canções diversas;

  • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

  • Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (grave ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som);

  • Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;

  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;

  • Repertório de canções para desenvolver memória musical.

  

Apreciação Musical

 

A apreciação musical refere-se à audição e interação com músicas diversas.

 

A criança:

  • Escuta obras musicais variadas;

  • Participa em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;

  • Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países;

  • Reconhece elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma);

Informa-se sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

Aula de BALLET

 

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e postura. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:

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Melhora da coordenação motora, aumenta a concentração, noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória, aumenta a auto - estima, ajuda a fazer amigos, melhora o equilíbrio e reflexos

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O ballet clássico segundo a idade da criança

 

O ballet clássico se divide em 2 diferentes categorias, segundo a idade da criança: a baby class e ballet infantil.

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A baby class está direcionada a crianças de 3 a 6 anos de idade. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. As crianças brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Elas aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Nesta fase, a criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais, e a reconhecer as suas capacidades.

Aula de AIKIDO

 

O Aikido é uma das mais populares artes marciais no Japão e no mundo que tem como objetivo principal a defesa como imobilização e projeção.

 

O Aikido e a criança – Para a criança o objetivo maior é a disciplina e o conhecimento do limite de cada uma durante a prática da arte. O Aikido infantil é mais detalhado do que o adulto principalmente na preparação do aluno (a) seja para a ginástica como para se defender. A criança vai aprender a soltar-se e até auxiliar os outros durante os treinos.

 

A aula – Treino infantil é dividido em partes para que o aluno possa entender o que é, porque estão treinando o aluno.

 

1. Parte – O aquecimento cada parte do corpo é levada para os lados, para cima, para baixo enfim para ver o limite e preparar o corpo para a aula. As partes do corpo são cabeça, pescoço, braços, cintura e pernas.

 

2. Parte – O alongamento – É um exercício para as pernas e costas sempre com 2 séries. Visa relaxar o aluno.

 

3. Parte – O rolamento – Provavelmente é a parte que a criança mais gosta porque ela vai aprender a cair sem machucar-se como dublês de cinema. São quedas para trás e para frente.

 

4. Parte – A técnica – É o Aikido numa situação onde você precisa defender-se de algum ataque. Nos primeiros meses aplicação é feita no professor e depois quando o aluno pegar o jeito não só de derrubar, mas também de cair, treina-se com os colegas de classe.

Aula de NATAÇÃO

 

Alguns benefícios da natação para a formação da criança:

  • Estimula a perda de peso;

  • Aprimora o sistema respiratório;

  • Fortalece as articulações;

  • Desenvolve os músculos;

  • Reduz o risco de diabetes tipo 2;

  • Melhora a saúde do coração;

  • Promove a circulação;

  • Diminui o stress.

Aula de FUTEBOL

 

Alguns benefícios do Futebol para a formação da criança:

 

  • Melhora a concentração;

  • Proporciona gasto calórico;

  • Promove a socialização;

  • Ajuda aliviar o stress e a ansiedade;

  • Melhora o humor e a disposição;

  • Ajuda fortalecer os músculos;

  • Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea;

  • Incentiva o trabalho em equipe.

Berçário I para bebês à partir de 4 meses até 1 ano

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Berçário II para bebês à partir de 1 ano até 2 anos

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Maternal I para crianças de 2 anos até 3 anos de idade

 

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Maternal II para crianças de 3 anos até 4 anos de idade

 

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Pré-escolar I para crianças de 4 anos até 5 anos de idade
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Pré-escolar II para crianças de 5 anos até 6 anos de idade
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Apoio Pedagógico / Recreação - De 06 anos até 10 anos de idade
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Berçário / Maternal

 

As crianças atendidas nesse segmento são as que têm idade que vai de 4 meses até 3 (três) anos.

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Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, às diferenças individuais. Procuramos criar situações que permitam às crianças de zero a três anos oportunidades para que sejam capazes de:

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  • Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva anatomia;

  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;

  • Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;

  • Brincar;

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Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidade e interesses.

Pré I / Pré II

 

A idade para estes cursos vai de 4 anos até 6 anos.

 

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

 

Desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita.

 

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas.

 

Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

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